Fungos e sua presença nos ecossistemas: atividade prática

No intuito de promover uma formação educacional mais completa e efetiva aos alunos do 2º ano do Ensino Médio na instituição de ensino CMPA, surge a necessidade de desenvolver atividades práticas à estes, uma vez que a aplicação de tais atividades permite ao aluno relacionar fatos abordados em laboratório às soluções de problemas escritos, além de oportunizar aos mesmos que se tornem efetivamente investigativos e elaboradores de hipóteses. Como já abordado em postagens anteriores, a análise de utilidades práticas dos conteúdos contemplados em sala de aula é tão significativa para o desenvolvimento gradativo da compreensão humana quanto a própria obtenção e categorização de informações. Com efeito, kafkiano seria aquele que não reconhecesse que, sem os estudos práticos, qualquer obtenção de informações seria, empiricamente, improfícua.
À vista disso, a equipe detentora dos direitos legais do espaço virtual intitulado "O Bonde de Darwin" partiu rumo à mais uma excursão ao parque da redenção, no intento de discorrer a respeito de assuntos diversos com o excelentíssimo professor Paim e recolher fotos de fungos locais, as quais seriam subsequentemente analisadas pelos alunos em seus respectivos grupos e, em sequência, expostas, categorizadas e desenvolvidas em cada blog. A intenção desta atividade era, como já mencionado previamente, analisar as utilidades práticas dos conhecimentos a respeito da organização estrutural e das características dos fungos, pertencentes ao Reino Fungi.

A atividade em si: descrição e resultados

Inicialmente, realizou-se uma breve visita ao parque da redenção que objetivava a visualização das diversas espécies de fungos que compunham a flora do dito parque. Após, os alunos rumaram novamente ao interior do CMPA, em direção ao laboratório de Biologia. Ao chegar no destino estipulado, o ilustríssimo professor Paim efetuou a amostragem inicial de uma cultura de fungos cultivada por ele mesmo, com base no apodrecimento de pães. Em seguida, iniciou-se o processo de coleta de amostras, na qual cada grupo ia até a cultura de fungos, posicionada estrategicamente em uma das mesas do laboratório, e colhia uma pequena parcela do fungo, a qual seria contemplada na amostra.  Posteriormente, tais exemplares foram utilizados para a preparação de algumas lâminas de microscopia, através das quais foi possível a obtenção de algumas imagens interessantes.

Observação: páginas da internet como o https://www.ehow.com.br/preparar-lamina-microscopio-como_15760/ podem fornecer informações importantes caso se queira preparar uma lâmina de microscópio.

Seguem abaixo, algumas das imagens obtidas no dia, acompanhadas de breves descrições:
 Imagem obtida através de microscópio óptico de fungos zigomicetos filamentosos. Repare nas hifas e nos esporângios, estruturas encarregadas da reprodução. Vale ressaltar que as hifas presentes nos zigomicetos são hifas de paredes quitinosas, estrutura essa que, atualmente, só pode ser encontrada em fungos zigomicetos ou em quitridiomicetos.

Imagem obtida através de microscópio óptico de fungo zigomiceto. No caso observado acima, o enfoque foi dado à um esporangiósporo localizado na porção média entre um dos esporangióforos do fungo e um de seus esporângios.


Através da atividade descrita acima, pôde-se constatar também a importância dos fungos para os mais diversos ecossistemas no mundo, uma vez que qualquer biossistema presente neste planeta depende direta ou indiretamente dos fungos e outros agentes decompositores para que haja um efetivo equilíbrio ecológico e ambiental. Fica evidente, então, o papel dos fungos enquanto decompositores nas cadeias alimentares dos mais diversos ecossistemas no mundo.

Observação: Todas as imagens foram produzidas no dia 15/04, sob a tutela do digníssimo professor Paim.





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