Algas e sua presença nos ecossistemas: atividade prática

Conforme já fora ressaltado em postagens anteriores, a observação de aplicações práticas dos conhecimentos é tão importante quanto a própria obtenção e classificação de informações no processo do saber humano. De fato, a experiência prática atua como fator enriquecedor no aprendizado e no desenvolvimento de nossas faculdades intelectuais, uma vez que é com ela que passamos a compreender a verdadeira importância de um conhecimento, como também relação entre o mesmo e o mundo em que vivemos.
Partindo desse princípio, a equipe responsável por esse blog, assim como o restante do 2º ano do Ensino Médio do CMPA, foi, mais uma vez, ao parque da redenção, com o objetivo de coletar amostras de algas, para serem posteriormente analisadas em um laboratório. O objetivo de tal atividade era, como já se apontou anteriormente, observar a aplicação prática dos conhecimentos a respeito da organização estrutural e das características das algas, pertencentes ao Reino Protoctista.

A atividade em si: descrição e resultados

Em um primeiro momento, realizou-se uma breve visita ao parque da redenção que, permeada por discussões acerca, entre outros, da importância do ócio digno para o desenvolvimento da filosofia na Antiguidade Clássica, objetivava a coleta de amostras de algas, como também dos pequenos seres cujas vidas (ou parte dela) estavam a elas ligadas. Posteriormente, tais amostras foram utilizadas para a preparação de algumas lâminas de microscopia, através das quais foi possível a obtenção de algumas imagens interessantes.

Observação: páginas da internet como o https://www.ehow.com.br/preparar-lamina-microscopio-como_15760/ podem fornecer informações importantes caso se queira preparar uma lâmina de microscópio.

Seguem abaixo, algumas das imagens obtidas no dia, acompanhadas de breves descrições:
 Imagem obtida através de microscópio óptico de algas clorófitas filamentosas. repare nos cloroplastos, estruturas encarregadas da fotossíntese, e com expressiva cor verde. Na amostra analisada, os encontraram-se presentes diferentes organizações para os cloroplastos, o que pode indicar a presença de diferentes espécies de algas.

  Imagem obtida através de microscópio óptico de algas clorófitas. Em destaque, segmento do corpo de uma alga do tipo espirógira, uma vez que seus cloroplastos encontram-se organizados em espirais. Note também a presença, ao lado, de uma larva de algum artrópode (provavelmente), o que evidencia a importância das algas para a vida de outros organismos.

 Imagens obtida através de microscópio óptico de algas clorófitas. Mais uma vez, o enfoque é dado ao segmento de alga espirógera. Note, sobretudo na figura da esquerda, a forma espiralada com que os cloroplastos são organizados.


Através da atividade descrita acima, pôde-se constatar também a importância das algas para os mais diversos ecossistemas no mundo, uma vez que diversos seres vivos (incluindo as larvas, como a vista na 2ª imagem, e outros seres, como protozooas que, devido a seu pequeno tamanho e velocidade, não conseguimos fotografar) dependem direta ou indiretamente dos argaços para sobreviverem. Fica evidente, então, o papel das algas enquanto produtores nas cadeias alimentares dos mais diversos ecossistemas no mundo.

Observação: Todas as imagens foram produzidas no dia 01/04, sob a tutela do digníssimo professor Paim


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiação: Cladogênese e Anagênese

Reino Metazoa: uma breve introdução

Os Protozooas, variedade e importância