Especiação: Cladogênese e Anagênese
O conceito de especiação, dentro do contexto da biologia, pode ser definido como o conjunto de processos através dos quais novas espécies de seres vivos originam-se a partir de espécies já existentes. Tendo seu estudo sido iniciado (de forma efetiva) com a publicação de A Origem das Espécies, de Charles Darwin, a especiação pode ser dividida em diferentes processos, entre os quais optou-se por destacar:
- Cladogênese: é um processo evolutivo que acontece por isolamento geográfico. Através de tal processo, uma mesma população é dividida em dois ou mais conjuntos isolados entre si, que, por sua vez, podem adotar caminhos evolutivos distintos, eventualmente dando origem a novas espécies.
- Anagênese: é o processo pelo qual uma única população sofre mutações ao longo do tempo, e na qual ocorre o acúmulo de variações em um único conjunto de indivíduos. Ao contrário da cladogênese, não está ligada ao processo de isolamento geográfico.
Abaixo, verifica-se a presença de esquemas ilustrando os diferentes processos de especiação. Observe:
Figura 1: Esquema representando os processos de anagênese e cladogênese como vertentes distintas para o surgimento de novas espécies. Disponível em: http://melhordabio.blogspot.com/2016/05/anagenese-e-cladogenese.html. Acesso em 10/03/2019.
Figura 2: Esquema representando os diferentes processos pelos quais pode ocorrer a especiação. Disponível em: https://descomplica.com.br/blog/biologia/mapa-mental-especiacao/. Acesso em 10/03/2019.
Comentários
Postar um comentário